Atendimento: (75) 3322-8551

SOCIAL



AVISOS

Projetos

Projeto FEMAS (Festival de Música e Artes Safra)

O referido Projeto que tem como Tema no ano 2010 “Escolas de Samba” proporciona às crianças e jovens aprendizados nas áreas ligadas a história e a literatura, que fazem parte dos currículos escolares, aliados às noções de artes plásticas, música, dança, canto e cultura carnavalesca de desfiles de escolas de samba. O objetivo do projeto FEMAS do Colégio SAFRA é analisar, compreender, identificar a história das escolas de samba através da música, dança, teatro, artes plásticas entre outros. O Projeto visa também Ação Social a exemplo de Arrecadação de Alimentos Não Perecíveis e Materiais de Higiene visando a Solidariedade da Comunidade Escola – Família. Além disso, os alunos (as) desenvolverão um Teatro de Rua que se constitui numa ampla gama de espetáculos teatrais ao ar livre, isto é, o Teatro de Rua é marcado por intenções explicitas de criar encenações para serem apresentados no espaço público.

 

A VIAGEM À CIDADE CACHOEIRA

O turismo pedagógico é a porta de associação entre conhecimento e cultura. Esse ano a escola tem a proposta de viajar a cidade de Cachoeira, localizada no recôncavo baiano, considerada como Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. É nesse ambiente que os nossos alunos irão vivenciar muito do que foi aprendido em sala de aula e, através desse projeto, irão registrar toda a viagem, bem como pesquisas feitas sobre a cidade.

OBJETIVOS

 

OLIMPÍADAS  NO BRASIL

Esse ano o Brasil sediará um evento esportivo de abrangência internacional, as Olimpíadas. Para tanto, o nosso país precisou se preparar em alguns aspectos e isso acaba mexendo com a vida de muitos brasileiros. O turismo vai aumentar bastante e, com isso, outras questões acabam preocupando governo e sociedade, como economia, mercado, violência, transporte público, saúde, poluição, entre outros. A proposta desse mini projeto é de buscarmos notícias, principalmente utilizando o Folha de São Paulo (disponível no Moderna Compartilha) sobre esses assuntos direcionados para o evento, fazermos discussão em sala de aula e a escrita de textos sobre os mesmo.

 

A Relação entre a leitura e interpretação na Matemática

Atendendo a necessidade de promover uma aprendizagem mais significativa, será promovido um miniprojeto sobre “A Relação entre a leitura e interpretação na Matemática” para reduzir as dificuldades de resoluções de problemas matemáticos.

É observado em qualquer nível da educação básica que em geral a principal dificuldade dos alunos, encontra-se na leitura e interpretação da situação problema e recusam – se a pensar.

 

El Dìa de La Hispanidad

Festa da Hispanidade ou Dia da Hispanidade, também conhecido por Dia da Raça, é celebrado, anualmente, no dia 12 de Outubro, pelos países hispânicos.

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: El día de la hispanidad.

A partir dessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis se unem a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica.
Esta data é comemorada porque no final da Idade Média, Cristóvão Colombo promoveu o encontro de dois mundos que não se conheciam. Até o século XV, as civilizações americanas se desenvolviam separadamente, sem nenhum contato com o mundo antigo. Por outro lado, o mundo europeu buscava ampliar seus horizontes geográficos.

 

Esse foi o ponto de partida para as turmas do 6º ao 3º anos, prepararem o “I DIA DE LA HISPANIDAD” do COLEGIO SAFRA.

A festa acontecerá no 11 de OUTUBRO, a partir das 10:00 no próprio COLÉGIO. Sob orientação dos professores de Espanhol, Artes e História: Gilcimara Silva, Viviane e Débora. Os alunos estão organizando stands temáticos e atividades culturais sobre os países hispânicos, incluindo gastronomia, personalidades mais conhecidas, pontos turísticos, música, dança e cultura.

A programação conta ainda com exposições sobre alguns países (Espanha, México, Argentina, Colombia, Cuba,Uruguai e Peru), bem como apresentações de dança e abertura oficial com entrada das bandeiras.

A festa será aberta aos pais e todos estão convidados a conhecer um pouco mais sobre os países de língua española.

 

O QUE DIZ UMA NOTA MUSICAL

 A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, de acordo com a diversidade de culturas de nosso mundo.

De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria prima da música; porém, a simples percepção e memorização dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde é composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores de um determinado grupo social. E ao trabalhar os conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes

específicos dessa linguagem e priorizar o que a música quer expressar. Portanto, faz-se necessário um trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio dos alunos.

Objetivos

– Despertar o gosto pela música e suas expressões;

– Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória;

– Conhecer as diversidades musicais;

– Perceber a importância da música como cultura;

– Apresentar diversos gêneros musicais, bem como apreciá-los e identificá-los;

– Estimular os talentos na arte musical;

– Estimular a interpretação e enriquecimento de vocabulário;

– Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;

 

“ Dando asas à imaginação”

É fundamental perceber que a atualmente os alunos têm se afastado cada vez mais do ato formal da leitura, pois cotidianamente estão expostos a: computadores, videogames, TV, como também à falta de incentivo no âmbito familiar que culminam em um vocabulário precário, dificuldade de compreensão e erros ortográficos. De modo que, é preciso resgatar o valor da leitura em seus mais diversos contextos, para que assim o aluno possa conhecer a língua e para conseqüentemente emancipar-se socialmente.“ Dando asas à imaginação”

OBJETIVOS

– Perceber a importância da leitura e escrita no espaço escolar;
– Desenvolver habilidades voltadas para a imaginação e a criatividade;
– Despertar o gosto por diferentes tipos de texto,reconhecendo a função social da leitura e da escrita.

©2015 - COSAFRA. Todos os direitos reservados